quinta-feira, 16 de junho de 2016

Instigar

Por que comecei o blog? Eu sempre me interessei por assuntos de reciclagem, sustentabilidade e meio ambiente. Acho o máximo termos consciência de que os recursos do nosso planeta são escassos, e é uma verdadeira dádiva tudo o que temos. A água dos rios não brota ali — nem a comida nas prateleiras do mercado — mas ela tem uma fonte, que é limpa e pura. A natureza tem uma força e um ciclo, mas não estamos respeitando-a. Exemplos disso são desastres ambientais como o de Mariana (MG) e a quantidade de agrotóxicos que vão nos nossos alimentos pois, para acelerar a produção e atingir a demanda de consumo da população, muitas vezes os produtores utilizam agrotóxicos altamente nocivos para a nossa saúde. Não sabemos o que estamos comendo. Recentemente me peguei refletindo sobre como é importante termos consciência dos nossos atos, consciência no nosso consumo. Depois de ler uma matéria no jornal Nexo sobre composteiras domésticas, eu fiquei muito instigada. Era uma matéria bem escrita, que teve o cuidado de trazer um passo a passo sobre como funciona uma composteira. Também analisava prós e contras do sistema e trazia algumas soluções para possíveis problemas, mostrando, de uma forma simples, que era possível ter uma em casa. Então eu li outra matéria no mesmo jornal que falava sobre o impacto que o filme Procurando Dory poderia causar meio ambiente. Dizia que por causa do filme Procurando Nemo, as crianças ficaram fascinadas com o peixe palhaço e a procura pela espécie em pet shops aumentou muito. Só que essa demanda desenfreada começou a gerar consequências de uma pesca predativa do peixe no grande oceano  — que é exatamente a mensagem que o filme tenta passar! Eu fiquei dias pensando em como as pessoas não param para pensar nas suas atitudes, no consumo que ela fazem. Eu me incluo nessa. Quando se entra numa loja, por exemplo, não se pensa em quem fez aquela roupa, de onde veio aquele tecido, qual foi o processo que aquela roupa passou para chegar até ali; ela simplesmente existe ali. Após dias sem conseguir tirar essa reflexão da minha cabeça, eu comecei a questionar os meus próprios hábitos, e se eu realmente me preocupava com um consumo consciente e com questões de sustentabilidade. Comecei a pesquisar sobre várias coisas na internet e encontrei blogs muito legais de pessoas que têm uma consciência ambiental e mais, vivem os valores que acreditam. E foi baseada nisso que resolvi criar esse blog, para colocar em prática no meu dia a dia atitudes que possam ter um menor impacto para o ambiente, e também compartilhar notícias e outras informações importantes e legais sobre um consumo consciente, uma alimentação mais saudável, uma vida mais conectada com nós mesmos e tudo mais que vier à tona. A ideia do blog é refletir sobre diversos assuntos, tratar de possibilidades, sem a pretensão de dizer o que é certo ou errado, mas mais na vontade de refletir e compartilhar coisas que aparecem no meu dia a dia e claro, poder instigar o leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário