domingo, 31 de julho de 2016

Dicas de filmes

Se o intuito deste blog é instigar, aqui vão duas dicas de filmes para refletir. São dois filmes que me marcaram e me fizeram pensar muito sobre a nossa sociedade. Tive contato com esses filmes por meio de uma professora de português e redação, com quem eu fazia aulas preparatórias para o vestibular. Ela tinha uma linha de ensino mais contestadora e reflexiva, e nos trazia conteúdos alternativos ao que era trabalhado em massa nas escolas e cursinhos, focados apenas no conteúdo das provas. Acredito que os dois filmes estão disponíveis no youtube.

1. Ilha das Flores
Ilha das Flores é provavelmente um dos filmes mais curtos e impactantes que eu já assisti. Resumidamente, trata-se de um curta-metragem que reflete sobre a produção e o descarte dos nossos alimentos, sobre nosso consumo e sobre o modelo econômico que vivemos. Eu vi esse curta pela primeira vez no curso de português e depois eu voltaria a vê-lo na faculdade. Em uma sala de quase 40 alunos, apenas duas pessoas (eu e mais uma menina) já tinham ouvido falar dele, mas é um filme que deveria ser obrigatório em todas as escolas. 

2. Surplus
O principal foco de crítica deste filme é o consumismo insustentável. Ele também reflete sobre a influência da mídia sobre as pessoas. Em uma crítica, o escritor John Zerzan diz que a liberdade no capitalismo está em escolher marcas. O filme mostra o descontentamento de pessoas com os seus modos de vida, tanto no capitalismo como no socialismo.

Espero que gostem das dicas e que os filmes gerem boas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário