quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Festival da Agricultura Urbana




No último sábado eu fui conferir a 2ª edição do Festival da Agricultura Urbana, que aconteceu em São Paulo, na praça Victor Civita. O evento foi incrível! Tinha muita oficina legal, sobre horta, compostagem, alimentação e outros temas. Também tinham comidas variadas e uma feira de produtos orgânicos, vendidos por produtores locais.

A praça fica em Pinheiros, e o local costumava ser o lixão da região. Por esse motivo, o solo está contaminado por 300 anos e não se pode pisar nele. Para que a praça pudesse ser ocupada, foi construída uma estrutura de madeira em cima do solo, o que deu um ar super bonito pro lugar, mas por um motivo triste, se for pensar. 

Durante a tarde eu participei de uma conversa sobre hortas urbanas comunitárias e caseiras. Depois, fui para a palestra sobre compostagem doméstica com o pessoal da Morada da Floresta. Foi uma oportunidade ótima para tirar dúvidas sobre esses assuntos, expandir os meus conhecimentos e ser instigada por novas questões. Há tanta gente trabalhando em diferentes áreas, seja por uma alimentação mais saudável, um mundo menos poluído, uma cidade mais comunitária... e tudo isso reflete em uma maior qualidade de vida.

Muita gente pensa que falar de meio ambiente é uma coisa chata, mas se a gente pensar, tudo está ligado. Cuidar do meio ambiente é cuidar da qualidade da água que bebemos, dos alimentos que chegam até nós, do ar que respiramos e consequentemente da nossa saúde. Para mim, o festival serviu para mostrar há um pessoal engajado com essas questões e que o primeiro passo para mudar é a consciência! 

Conversa sobre hortas urbanas e domésticas com a Claudia Visoni

Essa casinha ao fundo era o incinerador do lixão de Pinheiros

Conversa sobre  Segurança Alimentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário